Circuito Usiminas de Cultura

Farradança (foto de Rodrigo Morales)
Farradança (foto de Rodrigo Morales)

Depois de passar pelas cidades mineiras de Itatiaiuçu, Itaúna e Rio Manso, a próxima parada do Circuito Usiminas de Cultura será na cidade de Cubatão, entre os dias 21 e 24 de agosto. Música, circo, teatro e cinema marcam presença na programação, que convida ao público para quatro dias de muita diversão e aprendizado, de maneira lúdica. O Circuito Usiminas de Cultura em Cubatão apresenta a diversidade cultural do estado em praças e escolas das cidades, com apresentações gratuitas de atrações voltadas para toda a família. “O Circuito Usiminas de Cultura, nesta quinta edição, vem reafirmar o compromisso da empresa de proporcionar às comunidades em que atua o acesso à cultura em suas diversas formas, sempre preocupada com a formação e o desenvolvimento dos cidadãos”, explica Mariana Martins, diretora do Instituto Cultural Usiminas.

Abrindo a programação, no dia 21 de agosto (quinta-feira), a Escola Estadual Lincoln Feliciano receberá com a visita inusitada do palhaço Surubim, com o espetáculo Om Co Tô? Quem Co Sô? Prom Co Vô?, da Companhia Circo Navegador, em duas apresentações, às 10h e às 14h. Surubim promete encantar a plateia com sua ingenuidade em situações de tensão, emoção, técnica e muita graça.

No dia 22 (sexta-feira) o público poderá conferir o show Mareliques da Praia Louca, com os cubatonenses da Cia. Sonarte de Música e Arte, na Unidade Municipal de Ensino João Ramalho, também com duas apresentações, às 10h e às 14h. No espetáculo, a companhia transforma em música poemas do livro de mesmo nome, da autora Viviane Veiga Távora, natural de Cubatão. Durante a apresentação, as crianças serão levadas para um mar especial, que tem tubarão usando touca e surfista-sereia.

Sessões de cinema levam a magia da sétima arte para toda a família. A primeira sessão será na sexta-feira, às 19h, na Unidade Municipal de Ensino Martin Afonso de Souza, com o filme Como Treinar o Seu Dragão, que levará ao público as aventuras de Soluço e seu dragão Banguela. No dia 23 (sábado) acontece a segunda sessão de cinema, também às 19h, na Praça da Cidadania, ao ar livre. O filme da vez será Reino Escondido, uma animação que promete encantar o público.

Fechando o Circuito Usiminas de Cultura em Cubatão, o domingo, dia 24 de agosto, reserva uma programação variada e especial. O Parque Novo Anilinas recebe três espetáculos de música e teatro: às 15h, as companhias Coisas de Teatro Cia das Artes e Teatro Widia sobem ao palco com o espetáculo Farrandança, que acompanha histórias que mostram o cotidiano de uma tradicional trupe de artistas mambembes; às 16h30, será a vez do show Bandin Street Band, grupo de metais e percussão com um repertório variado, que vai do jazz ao samba e da MPB à músicas-temas de desenhos e seriados.; às 17h30 o grupo Flautarias irá embalar o público com um show instrumental, reunindo um repertório formado por obras de compositores da música clássica e popular. A Praça da Independência receberá a última atração do Circuito. Às 16h, o Grupo Zabelê de Cultura Popular apresenta o Jongo dos Cafezais, que relembra a cultura africana trazida pelos escravos ao Brasil, que mantinham, por meio da dança e da música, as memórias do continente africano.

O “Varal Fotográfico”, da CINEAR, reúne uma série de fotografias, resgatadas juntamente com os próprios moradores de Cubatão e que mostram a cidade de “antes” e “nos dias atuais”, proporcionando uma viagem no tempo. A proposta é mostrar os diferentes olhares de moradores e visitantes sobre sua cidades no passado e presente. A exposição poderá ser vista no Parque Novo Anilinas durante todo o período de realização do Circuito (21 a 24 de agosto).

O Circuito Usiminas de Cultura é patrocinado pela Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, é realizado pela POP Produções Artísticas, Ministério da Cultura e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e do Instituto Cultural Usiminas.

Sobre o Circuito Usiminas de Cultura– Desde seu início, em 2010, já foram realizadas, 410 apresentações artísticas e 102 oficinas, que contribuem para a formação sociocultural dos cidadãos, além de levar uma programação rica, extensa e inteiramente gratuita. Mais de 130.000 pessoas já se beneficiaram com as ações do circuito.

 

 

 

imprensa

O "Povo de Cubatão" é um veículo de comunicação independente, focado na defesa dos interesses da população cubatense.

One thought on “Circuito Usiminas de Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *