Sabesp amplia campanha para população economizar água
Durante os feriados, a população da Baixada Santista chega a duplicar. Por esse motivo, a Sabesp intensificou a campanha de uso racional da água na Baixada Santista com distribuição de folhetos em pedágios, faixas nos principais cruzamentos durante o feriado da Proclamação da República e da Consciência Negra.
A estiagem é uma das piores dos últimos anos. De agosto a outubro, o volume de chuvas acumulado foi de 250 mm, quando a média nos últimos anos era de 528 mm no período. As chuvas deveriam ter sido 112% maiores em relação ao registrado nos últimos três meses.
Diferentemente dos outros anos, o período de chuvas (entre janeiro e março de 2012) registrou uma redução do volume de 38% em média. Por isso, os rios sentiram antes os efeitos na quantidade de água.
Já no segundo semestre, em agosto choveu 14 milímetros, 10% da média prevista para o mês, que era de 140 milímetros. Em setembro choveu 68 milímetros, quando o esperado era 168 milímetros. Em outubro foram registrados 168 milímetros, enquanto a média era de 220.
Diante disso, a Sabesp vem reforçando os apelos para que a população economize água, pois o nível dos mananciais que abastecem a região ainda estão baixos, reduzindo a disponibilidade de água.
Como economizar
- Feche a torneira enquanto escova os dentes.
- Reduza o tempo no banho. Ao se ensaboar, feche o registro.
- Evite lavar o quintal e a calçada.
- Caso necessário, utilize balde com água ao invés da mangueira.
- Feche a torneira enquanto ensaboa a louça.
- Use balde com água e pano para limpar o carro.
- Ligue a máquina de lavar roupa e/ou louça quando estiver com a capacidade completa.