330 pessoas ainda estão abrigadas em Centro Esportivo e escolas
Cerca de 330 pessoas, moradoras dos bairros Água Fria, Vila Noel e Pilões, de Cubatão, que ficaram desabrigadas por conta da enchente da última sexta-feira (22/2) continuam no Centro Esportivo Castelão (150), Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias (90), ambos no Centro; UME Estado do Alagoas (52), no Pinheiro do Miranda; UME Princesa Isabel (20) e Escola Estadual Júlio Conceição (10), na Vila Couto e no Centro Comunitário da Pedreira Mantiqueira (8). As informações são da COMDEC – Comissão Municipal de Defesa Civil de Cubatão.
A Prefeitura de Cubatão, equipes da Defesa Civil Estadual e Municipal estão fazendo um mapeamento, junto com o Instituto Geológico do Estado, para identificar as casas com condições para que os moradores retornem.Para esta segunda-feira (25) está uma reunião com representantes dos governos Federal e do Estado para tratar do encaminhamento das pessoas que estão nos abrigos, definindo o tipo de ajuda financeira que será dada. Já valor do auxílio-moradia será de R$ 400. Não haverá aulas nas escolas da rede municipal de ensino nesta segunda-feira.
Até agora, mais de 1500 pessoas estão sendo assistidas pela Prefeitura de Cubatão, moradores que tiveram problemas por conta das chuvas da sexta-feira. Embora a maioria destes cidadãos estejam nas suas próprias casas ou alojados nas residências de parentes e amigos, recebem algum tipo de assistência da Administração Municipal como doações ou atendimento psicológico.
O número de ocorrências na cidade aumentou para 39, entre deslizamentos de terra e casas que tiveram paredes e teto destruídos, de acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil de Cubatão (Comdec), em seu último relatório. O nível acumulado de chuva é de 2,2 milímetros nas últimas 24 horas e de 203,8 milímetros nas últimas 84 horas, medição feita no Portão 40, alto da Serra, próximo à Refinaria.
O município continua em estado de emergência, decretado pela prefeita Marcia Rosa ontem (23). A medida serve para para proteger a vida dos cidadãos, bem como remoção dos moradores residentes nos bairros atingidos e em áreas de risco, para um local seguro. O decreto permite, ainda, compras emergenciais com menos burocracia e busca de recursos junto aos governos estadual e federal.
Prefeita Marcia Rosa decreta estado de emergência na cidade de Cubatão por conta das fortes chuvas desta sexta-feira (22) que invadiram a madrugada de sábado. A medida serve para proteger a vida dos cidadãos, bem como remoção dos moradores residentes nos bairros atingidos e em áreas de risco, para um local seguro. O decreto permite, ainda, compras emergenciais com menos burocracia e busca de recursos junto aos governos estadual e federal.