Um novo Centro Esportivo Pita será entregue aos cubatenses neste sábado (15), em solenidade marcada para as 10h30. O tradicional espaço de esportes e eventos, situado na Rua Arlindo Leandro, 13, na Vila Nova, foi totalmente modernizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras.
Houve grandes mudanças com relação ao projeto original, destinadas, principalmente, a garantir melhor segurança, mais espaço e acessibilidade. A cobertura foi totalmente reformada; as áreas com recalque (principalmente a quadra) receberam novo estaqueamento. Um novo centro administrativo e vestiários foram construídos no pavimento térreo. A quadra e salão de ginástica foram aumentados. Sanitários, vestiários, área externa e equipamentos esportivos também receberam melhorias.
Artes Marciais – Em sua nova fase, o Pita oferecerá uma nova opção para os esportistas cubatenses. É o Centro de Artes Marciais que treinará adolescentes e adultos, sem limite de idade, em diversas modalidades. A criação do centroX foi possível graças a uma emenda impositiva de R$ 300 mil do vereador Anderson de Lana para equipá-lo e adquirir material de treinamento. Vai funcionar no piso superior e, entre as diversas modalidades, oferecerá treinos de jiu-jitsu, muay-thai, tae-kon-do e kickbox. A Associação Deus é Fiel, que, no último dia 7, assinou convênio com a Prefeitura para administração do centro, foi declarada de utilidade pública em 19 de maio de 2017 pela Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.
Programação – A solenidade de inauguração contará com a presença de autoridades e convidados. Mas antes disso, desde 9 horas haverá atividades como eventos esportivos, apresentações de ginástica (terceira idade), capoeira, judô e caratê. A partir das 11 horas haverá jogos de futsal, envolvendo seis equipes da escolinha da Secretaria Municipal de Esportes. Às 14 horas, ocorrerá o encerramento dos jogos, com premiação aos vencedores.
Homenagem – Inaugurado em 1988, o Centro Esportivo Pita é o mais novo dos complexos esportivos da cidade. Recebeu este nome em homenagem a Edivaldo Oliveira Chaves, o Pita. Nascido em 1958 no Rio de Janeiro, mas desde pequeno residente no Jardim Casqueiro, Pita fez uma carreira vitoriosa no futebol. Começou jogando em times amadores locais, treinou uns meses na Portuguesa Santista e, em 1978, já era profissional no Santos FC, pelo qual foi campeão paulista naquele mesmo ano. Depois, foi para o São Paulo FC, onde conquistou dois títulos paulistas, em 1985 e 1987, e foi campeão brasileiro em 1985. Foi convocado para a Seleção Brasileira em 1980 e 1987. Jogou também na França (Racing Strasbourg) e no Japão ( Nagoya Grampus).
Com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cubatão