CMOC (Copebras) apóia projetos socioambientais em Cubatão
Crianças do município de Cubatão serão atendidas por quatro entidades escolhidas pela Copebras, que é uma empresa tradicional da CMOC Internacional Brasil no Polo Industrial cubatense, com ações que privilegiam a educação, cultura e a geração de renda para contribuírem com o desenvolvimento sustentável local. Estes foram os pilares que direcionaram a CMOC a selecionar os parceiros que receberão o aporte de R$ 1.165.854,01 em projetos socioambientais, além de Cubatão, Catalão e Ouvidor, no Estado de Goiás, por meio de leis de incentivo fiscal e investimento próprio.
No ano passado, a empresa manteve o apoio a iniciativas comunitárias que beneficiaram diretamente mais de 6 mil pessoas nos municípios de Goiás e na Baixada Santista, em São Paulo. Com o investimento de 2018, a expectativa é que o mesmo número de pessoas seja beneficiado e que as ações continuem a promover o crescimento dessas regiões.
Para sistematizar o apoio e direcionar os recursos, a empresa ouviu membros da comunidade e mensurou indicadores de cunho social e econômico. “Ao longo de 2017, realizamos um diagnóstico socioeconômico local com a participação de instituições sociais, representantes do poder público e demais atores sociais para retratar a realidade dos municípios que recebem as nossas operações. Com isso, desenhamos uma nova estratégia de investimentos sociais da CMOC, sendo ainda mais assertivos em atender às necessidades das comunidades”, afirma a Gerente de Comunicação e Gestão Social da CMOC, Ana Cláudia Gallo.
Trabalho e renda – Práticas voltadas para trabalho e renda foram um dos pontos levantados pelas comunidades no diagnóstico da empresa. Com esse foco, a CMOC irá patrocinar o projeto “Educando para um Desenvolvimento Sustentável”, conduzido pela Agência Adventista de Desenvolvimento e Recurso (ADRA), em Cubatão. A iniciativa contempla a coleta do óleo de cozinha para reutilização na fabricação de sabão artesanal, que será posteriormente vendido, gerando renda para a comunidade.
Além disso, a CMOC está patrocinando via Fundo Estadual da Criança e do Adolescente de São Paulo o projeto “Jovens para o Futuro”, também desenvolvido pela ADRA no município do litoral paulista, que tem o objetivo de fomentar a qualificação profissional e educação para o trabalho de adolescentes e jovens para inserção no mercado de trabalho. “A CMOC é nossa parceira e comunga do mesmo objetivo de criar novas oportunidades e novos horizontes para os jovens cubatenses”, disse Marlene da Cruz de Almeida, coordenadora da ADRA.
Educação – Aliada à proposta da geração de renda, a CMOC também selecionou projetos educativos, com foco em cultura, esporte e lazer, como complementos da educação formal. Catalão recebe na área cultural o projeto “Orquestra de Cordas Dedilhadas e Coral Nova Vida”, desenvolvido pela Fundação Espírita Nova Vida (Fenova); “Mãos que Tocam”, da Instituição Obras Sociais Jorge Filho, e a Cia de Ballet do Sudeste Goiano, conduzido pela Associação Desportiva e Cultural de Dança.
Em Ouvidor, o destaque de 2018 continua sendo o programa “Esporte, Cultura e Lazer”, executado pela Secretaria Municipal de Promoção e Ação Social do município goiano. O projeto promove práticas esportivas e culturais de lazer para crianças e adolescentes, entre seis e 17 anos. Assim como nos projetos conduzidos pela Fenova, para ingressar no programa em Ouvidor os jovens devem cursar o ensino escolar regulamentar.
Já em Cubatão, a CMOC continua a apoiar os projetos “Cubatão Sinfonia”, executado pela Associação de Amigos da Banda Sinfônica de Cubatão; “Querô na Escola” e “Oficinas Querô”, conduzidos pelo Instituto Querô; e “Integrar Voleibol”, em parceria com a Associação Nacional de Desenvolvimento Esporte e Educação.
Sobre a CMOC – A CMOC International Brasil é uma subsidiária da CMOC International, companhia global com um diversificado portfólio de ativos, incluindo operações na República Democrática do Congo e Austrália. Atua no País com mineração e beneficiamento de nióbio e fosfatos, nas cidades de Catalão e Ouvidor (GO) e Cubatão (SP), por meio de suas empresas Niobras e Copebras. Gera mais de 5 mil empregos diretos em suas três plantas industriais e duas minas.