Diretor da ONU-Habitat vem a Cubatão conhecer ações do Governo do Estado

 

Programa Serra do Mar já é reconhecido internacionalmente

O diretor executivo da agência das Nações Unidas ONU-Habitat e ex-prefeito de Barcelona, Joan Clos, visitará neste domingo, 24, o empreendimento da CDHU Rubens Lara, em Cubatão. Às 9h30, Clos iniciará as visitas aos bairros Cota 400 e Pinhal do Miranda, de onde as famílias estão sendo retiradas de áreas irregulares, de risco e preservação ambiental. Em seguida, conhece as diretrizes de sustentabilidade adotadas no Rubens Lara, empreendimento modelo da CDHU em Cubatão destinado às famílias atendidas pelo Programa de Recuperação Socioambiental Serra do Mar. Erguido a partir de princípios de sustentabilidade inéditos nas habitações de interesse popular no mundo, como pé direito ampliado e janelas maiores, para maior aproveitamento da luz natural, e aquecedor solar, o Rubens Lara foi considerado em 2011 pelo Programa Sushi – iniciativa de Habitação Social Sustentável, da ONU, alternativa de moradia popular com padrões de sustentável passíveis de serem replicadas em todo o mundo. De lá para cá, já recebeu várias missões internacionais, coordenadas pelas ONU.
 
 O Programa de Recuperação Socioambiental Serra do Mar também acaba de ser eleito, em maio, a melhor iniciativa governamental do Prêmio da Academia Greenbest – uma forma de incentivo e de valorização de empresas, projetos, produtos, profissionais e campanhas sustentáveis, atribuído às melhores iniciativas com foco no meio ambiente.  Maior área contínua de Mata Atlântica preservada do Brasil, o Parque Estadual da Serra do Mar estava ameaçado pelos efeitos da ocupação por assentamentos habitacionais precários e/ou irregulares. Visando a proteção e recuperação ambiental, o assentamento adequado e a promoção social das famílias moradoras das áreas, o Governo do Estado de São Paulo está investindo R$ 1 bilhão só na primeira fase do Programa (70% deles já aplicados), para atender mais de 5.300 famílias removidas de áreas de risco e realocadas em áreas onde é possível a urbanização.

Médico com especialidade em Saúde Pública, Jean Clos já foi ministro do Turismo das Espanha e é hoje embaixador do país para as Repúblicas da Turquia e Azerbaijão. Ficou conhecido por promover uma regeneração do centro histórico de Ciutat Vella, entre 1983 e 1987, ligando o bairro à cidade e melhorando a qualidade de vida dos moradores. Também lançou uma verdadeira reorganização da estrutura econômica e financeira de Barcelona para enfrentar os Jogos Olímpicos no final da década de 90. Está no Brasil para participar do Projeto Aula São Paulo, seminário de boas práticas metropolitanas pelo mundo, que busca destacar casos de sucesso em temas urbanos, trazendo o relato das experiências para as regiões metropolitanas do nosso Estado. Clos fez questão de incluir no roteiro da viagem a visita ao Rubens Lara.

imprensa

O "Povo de Cubatão" é um veículo de comunicação independente, focado na defesa dos interesses da população cubatense.

2 thoughts on “Diretor da ONU-Habitat vem a Cubatão conhecer ações do Governo do Estado

  • 30/06/2012 em 22:22
    Permalink

    E o resto das familias da AGUA FRIA ? estamos aguardando uma resposta da CDHU estamos morando com os ratos invadindo nossas casas.algumas pessoas nao querem sair mas a maioria quer ter dignidade ou pelo menos um endereco,que aqui nao tem comprar moveis e uma luta na hora da entrega!

    Resposta
  • 24/10/2012 em 15:14
    Permalink

    Apenas endossando o comentario claudiene, realmente, quando vamos ao Eat aqui Agua Fria, nao temos nenhum respaldo quanto as remoções, como ela havia dito, algumas pessoas nao querem sair,existem sim pessoas que querem ter uma vida dignina,ter qualidade de vida, e quem nao quiser que entre na justiça.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *