Morte com suspeita de meningite deixa cidade em alerta

Antibióticos foram administrados em pessoas próximas.

Ainda no aguardo de laudo que determine se adolescente contraiu a doença, Secretaria de Saúde descarta epidemia

 

Na última semana, a morte de um adolescente de 14 anos, no Hospital Ana Costa, supostamente causada por meningite, deixou munícipes de Cubatão em estado de alerta. Além dos alunos da UME Bernardo Maria de Lorena, onde estudava, ele, na véspera do falecimento, também teve contato com familiares e amigos com os quais jogava videogame.

A partir dessas informações, a Secretaria Municipal de Saúde, seguindo protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde, adotou medidas de quimioprofilaxia em relação a estas pessoas, com medicação por meio de antibiótico, executando um procedimento de praxe nos casos de suspeita dessa doença.

À escola onde o adolescente estudava, foi disponibilizado um infectologista, que prestou informações à direção da unidade, além de esclarecer professores e pais de alunos sobre os riscos e formas de contágio da meningite.

Contudo, a Secretaria Municipal de Saúde esclarece que ainda há necessidade de exames laboratoriais para determinar a causa da morte. A confirmação do caso depende de um laudo a ser emitido pelo SVO (Serviço de Verificação de Óbito), órgão da Secretaria de Estado da Saúde.

 

Sem epidemia

De acordo com a diretora do Departamento Municipal de Vigilância à Saúde, Maria Adelaide Gonzales, não há risco de uma epidemia da doença em Cubatão. “Foi um caso isolado e, nesse momento, cabe apenas tranquilizar as pessoas e aguardar o resultado do SVO, que confirmará ou não a causa da morte ter sido por meningite”.

 

NOTA DO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CUBATÃO

O Serviço de Verificação de Óbito (SVO), que funciona no HGA – Hospital Guilherme Álvaro e é subordinado à Secretaria de Estado da Saúde, descartou que a morte do estudante de 14 anos, ocorrida no último sábado (14/04) tenha sido causada por meningite meningocócica. No entanto, o SVO continua realizando outros exames para apurar a causa da morte.

imprensa

O "Povo de Cubatão" é um veículo de comunicação independente, focado na defesa dos interesses da população cubatense.

One thought on “Morte com suspeita de meningite deixa cidade em alerta

  • 09/05/2012 em 0:52
    Permalink

    ”Esse menino era uns dos meus melhores AMIGOS estudei 3 anos com ele e gostava muito deleee … 😕

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *