Quem conhece o ‘Diário de Cubatão’?

“Nunca vi esse jornal”, diz Ivo Antônio Ferreira, o popular Ivo da Banca.

“Nunca vi esse jornal”, diz Ivo Antônio Ferreira, o popular Ivo da Banca, que atua há 45 anos como jornaleiro na Avenida Nove de Abril. Ele se refere ao “Diário de Cubatão”, impresso que pertenceria à Laujar Empresa Jornalística S/C Ltda, responsável ainda por outras quatro publicações, todas fictícias, segundo reportagem da Folha de São Paulo.

A acusação é de que este grupo empresarial, que teria sede em um imóvel vazio de São Bernardo do Campo, recebeu, desde o início da gestão de Dilma Rousseff (PT), repasses federais referentes a publicidade oficial, que, somados, chegam a R$ 135,6 mil.

Na internet, um portal do suposto jornal indica Wilson Nascimento como “diretor responsável” e João Carlos Nascimento como “diretor comercial”. Este último foi contatado pelo Povo de Cubatão no número de celular divulgado como pertencente ao periódico. Assim que foi informado de que se tratava de uma reportagem, alegou problemas no sinal e desligou o telefone. A partir daí, não atendeu mais as ligações.

Além do “Diário de Cubatão”, a Laujar também seria mantedora dos impressos “Jornal do ABC Paulista”, “O Dia de Guarulhos”, “Gazeta de Osasco”, e “O Paulistano”. Questionado pela Folha, o proprietário não teria revelado em que bancas são distribuídos e nem os endereços das redações ou do parque gráfico.

Curiosamente, São Bernardo, onde a empresa teria sede, Guarulhos e Osasco, além de Cubatão, são cidades governadas pelo PT (Partido dos Trabalhadores). Entretanto, segundo a matéria, não há cadastro dos jornais nas prefeituras em questão.

Cópias

Para obter as veiculações publicitárias do Governo Federal, a Laujar enviou cópias de supostas edições dos cinco jornais ao Governo Federal, todas com o mesmo conteúdo, alterados apenas os nomes das publicações, segundo a Folha, que ainda apontou a utilização de um anúncio não autorizado referente à empresa Unimed.

Governo

À reportagem da Folha, a Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência), que liberou os pagamentos à Laujar, alegou ter seguido todas as exigências internas para a efetivação dos repasses e informou que, caso sejam encontrados indícios de irregularidade, não hesitará em adotar medidas para garantir a preservação dos recursos públicos.

Resposta do ‘Diário de Cubatão’

A reportagem do ‘Povo de Cubatão’ recebeu retorno de ligação feita ao telefone que aparece no site do jornal ‘Diário de Cubatão’ – (13) 8153 6145, falando em nome do veículo o diretor comercial João Carlos Wriell Nascimento, que enviou por e-mail a seguinte nota-comunicado:

Comunicado Diário de Cubatao

imprensa

O "Povo de Cubatão" é um veículo de comunicação independente, focado na defesa dos interesses da população cubatense.

One thought on “Quem conhece o ‘Diário de Cubatão’?

  • 19/11/2012 em 8:40
    Permalink

    NÃO VEJO EM MOMENTO ALGUM, SITAREM O GOVERNO ESTADUAL. SERIA PORQUE O GOVERNO DO ESTADO QUE TAMBÉM PAGOU ANUNCIOS NESTES JORNAIS PERTENCE AO PSDB?????

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *