Secretário anuncia entrega de mais 1,4 mil moradias por Alckmin
Em Cubatão, Silvio Torres também citou investimentos em preservação e fiscalização do meio ambiente e visitou obras de bairros Cota
Em visita a Cubatão na última quinta-feira, dia 2, o secretário estadual de Habitação, Silvio Torres, anunciou que o Governo do Estado entregará mais 1,4 mil unidades no Residencial Rubens Lara até o fim deste ano pelo Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar. Com mais essa entrega, Cubatão chegará a um total de 7.950 famílias contempladas com novas moradias e reurbanização de bairros, beneficiando cerca de 22 mil pessoas.
Ele também garantiu, no projeto, a inserção dos bairros Água Fria e Pilões, sendo que o último terá 360 remoções para destino ainda não definido, mas com o mapeamento de novas áreas para construção já em andamento.
Na área ambiental, foi confirmada a instalação de um jardim botânico e, para a preservação da área do Parque Estadual da Serra do Mar, foi anunciada a aquisição de um helicóptero, seis embarcações e contratação de serviço de fiscalização com monitores ambientais, além da implantação um centro de treinamento voltado a esta área. Também foi informada a elaboração e implementação de um plano de manejo de águas marinhas.
Além disso, em relação à vegetação, há a promessa de que 90 hectares serão recuperados e outros 850 hectares, que haviam sido degradados, passarão por processo de enriquecimento, com 200 hectares destinados a espécies exóticas.
Contrapartida
De acordo com Torres, os conjuntos Imigrantes I e Imigrantes II, que estão sendo erguidos para receber ex-moradores da Vila Esperança e do CAIC, receberam uma contrapartida de 60% do Governo do Estado, em um investimento que chega a R$ 40 milhões.
Cotas
Além do Residencial Rubens Lara, o secretário visitou os bairros Cota 500, 400 e 200. Na Serra do Mar, em Cubatão, permanecerão 2.658 famílias após processos de reurbanização. Destas, 1.890 seguirão na Cota 95 e 768 na Cota 200, que terá as obras finalizadas até o final desde ano.
No local, ele conversou com moradores, que manifestaram satisfação com o desenvolvimento do programa, que chegou a sofrer resistências no início. “As pessoas estão mais cooperativas. A comunidade compreendeu não só a necessidade de desocupar aquelas áreas, mas também aprovou as alternativas bastante atraentes que oferecemos”, analisou Torres.
No balanço feito para os veículos de imprensa que o acompanharam nessa visita de inspeção, Silvio Torres destacou que os bairros atendidos pelo Programa Serra do Mar estão recebendo investimentos para a implantação de redes de água, esgoto e drenagem, abertura de ruas, calçadas, pavimentação e instalação de equipamentos de uso comunitário e públicos, como escolas, postos de saúde, além de serviços como iluminação, telefone e coleta de lixo.
Os investimentos para essas obras de urbanização em Cubatão chegam a R$ 226 milhões.
Governador em Cubatão
O secretário Silvio Torres informou que o governador Geraldo Alckmin deve vir a Cubatão no mês de setembro para realizar as novas entregas de unidades habitacionais.
Indagado sobre quem cuidará da manutenção desses investimentos volumosos do Governo do Estado no município, o secretário da Habitação explicou que o caminho natural é a Prefeitura, mas que o Estado não encontra boa vontade dela “abraçar o projeto que é considerado um novo exemplo de ação em Cubatão para o Mundo”.
Homenagem a Silvio Torres
Logo após cumprir a extensa agenda de trabalho no município, o secretário Silvio Torres recebeu homenagem no início da noite de ontem, no Projeto 10 Restaurante e Pizzaria. Lideranças comunitárias, vereadores, o ex-prefeito de Cubatão, Nei Serra, o gerente regional da CDHU – Luiz Carlos Rachid, e o secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano – Edmur Mesquita, prestigiaram o evento da entrega de uma placa em reconhecimento pelas obras e ações do Governo do Estado de São Paulo no município, com a remoção de famílias situadas em áreas de risco para moradias dignas e a recuperação ambiental das áreas degradadas na Serra do Mar, com replantio de espécies nativas. “Uma verdadeira ação antes da tragédia, salvando vidas, merecedora da nossa gratidão”, ressaltou o líder comunitário Severino Ferreira da Silva, o Bill, da Cota 200.
Silvio Torres agradeceu, dizendo-se “envaidecido e orgulhoso”. E aproveitou a lembrança feita pelo vereador Geraldo Guedes e por Edmur Mesquita, sobre as atuações decisivas do ex-governador José Serra, coronel Elizeu Eclair e do saudoso assessor especial do governador – Rubens Lara, para concluir: “Esta homenagem não é minha. Ela pertence a todas as personalidades aqui listadas e, principalmente, ao governador Geraldo Alckmin, que me confiou essa tarefa extremamente importante para o povo de Cubatão”.
GOSTARIA DE SABER QUANDO AS FAMILIAS QUE ESTÃO NO AUXILIO ALUGUEL MORADORES DOS PILÕES IRÁ RECEBER SUAS CASAS?CHEGA DE ENROLAÇÃO QUEREMOS NOSSAS MORADIAS ANTES DO NATAL SE DEUS QUISER E VOCÊS AJUDAREM.