Secretário anuncia entrega de mais 1,4 mil moradias por Alckmin

Torres aproveita visita para conversar com moradores.

Em Cubatão, Silvio Torres também citou investimentos em preservação e fiscalização do meio ambiente e visitou obras de bairros Cota

 

Em visita a Cubatão na última quinta-feira, dia 2, o secretário estadual de Habitação, Silvio Torres, anunciou que o Governo do Estado entregará mais 1,4 mil unidades no Residencial Rubens Lara até o fim deste ano pelo Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar. Com mais essa entrega, Cubatão chegará a um total de 7.950 famílias contempladas com novas moradias e reurbanização de bairros, beneficiando cerca de 22 mil pessoas.

Ele também garantiu, no projeto, a inserção dos bairros Água Fria e Pilões, sendo que o último terá 360 remoções para destino ainda não definido, mas com o mapeamento de novas áreas para construção já em andamento.

Na área ambiental, foi confirmada a instalação de um jardim botânico e, para a preservação da área do Parque Estadual da Serra do Mar, foi anunciada a aquisição de um helicóptero, seis embarcações e contratação de serviço de fiscalização com monitores ambientais, além da implantação um centro de treinamento voltado a esta área. Também foi informada a elaboração e implementação de um plano de manejo de águas marinhas.

Além disso, em relação à vegetação, há a promessa de que 90 hectares serão recuperados e outros 850 hectares, que haviam sido degradados, passarão por processo de enriquecimento, com 200 hectares destinados a espécies exóticas.

 

Contrapartida

De acordo com Torres, os conjuntos Imigrantes I e Imigrantes II, que estão sendo erguidos para receber ex-moradores da Vila Esperança e do CAIC, receberam uma contrapartida de 60% do Governo do Estado, em um investimento que chega a R$ 40 milhões.

 

Cotas

Além do Residencial Rubens Lara, o secretário visitou os bairros Cota 500, 400 e 200. Na Serra do Mar, em Cubatão, permanecerão 2.658 famílias após processos de reurbanização. Destas, 1.890 seguirão na Cota 95 e 768 na Cota 200, que terá as obras finalizadas até o final desde ano.

No local, ele conversou com moradores, que manifestaram satisfação com o desenvolvimento do programa, que chegou a sofrer resistências no início. “As pessoas estão mais cooperativas. A comunidade compreendeu não só a necessidade de desocupar aquelas áreas, mas também aprovou as alternativas bastante atraentes que oferecemos”, analisou Torres.

No balanço feito para os veículos de imprensa que o acompanharam nessa visita de inspeção, Silvio Torres destacou que os bairros atendidos pelo Programa Serra do Mar estão recebendo investimentos para a implantação de redes de água, esgoto e drenagem, abertura de ruas, calçadas, pavimentação e instalação de equipamentos de uso comunitário e públicos, como escolas, postos de saúde, além de serviços como iluminação, telefone e coleta de lixo.

Os investimentos para essas obras de urbanização em Cubatão chegam a R$ 226 milhões.

Governador em Cubatão

O secretário Silvio Torres informou que o governador Geraldo Alckmin deve vir a Cubatão no mês de setembro para realizar as novas entregas de unidades habitacionais.

Indagado sobre quem cuidará da manutenção desses investimentos volumosos do Governo do Estado no município, o secretário da Habitação explicou que o caminho natural é a Prefeitura, mas que o Estado não encontra boa vontade dela “abraçar o projeto que é considerado um novo exemplo de ação em Cubatão para o Mundo”.

Homenagem a Silvio Torres

Logo após cumprir a extensa agenda de trabalho no município, o secretário Silvio Torres recebeu homenagem no início da noite de ontem, no Projeto 10 Restaurante e Pizzaria. Lideranças comunitárias, vereadores, o ex-prefeito de Cubatão, Nei Serra, o gerente regional da CDHU – Luiz Carlos Rachid, e o secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano – Edmur Mesquita, prestigiaram o evento da entrega de uma placa em reconhecimento pelas obras e ações do Governo do Estado de São Paulo no município, com a remoção de famílias situadas em áreas de risco para moradias dignas e a recuperação ambiental das áreas degradadas na Serra do Mar, com replantio de espécies nativas. “Uma verdadeira ação antes da tragédia, salvando vidas, merecedora da nossa gratidão”, ressaltou o líder comunitário Severino Ferreira da Silva, o Bill, da Cota 200.

Silvio Torres agradeceu, dizendo-se “envaidecido e orgulhoso”. E aproveitou a lembrança feita pelo vereador Geraldo Guedes e por Edmur Mesquita, sobre as atuações decisivas do ex-governador José Serra, coronel Elizeu Eclair e do saudoso assessor especial do governador – Rubens Lara, para concluir: “Esta homenagem não é minha. Ela pertence a todas as personalidades aqui listadas e, principalmente, ao governador Geraldo Alckmin, que me confiou essa tarefa extremamente importante para o povo de Cubatão”.

imprensa

O "Povo de Cubatão" é um veículo de comunicação independente, focado na defesa dos interesses da população cubatense.

One thought on “Secretário anuncia entrega de mais 1,4 mil moradias por Alckmin

  • 30/08/2012 em 19:51
    Permalink

    GOSTARIA DE SABER QUANDO AS FAMILIAS QUE ESTÃO NO AUXILIO ALUGUEL MORADORES DOS PILÕES IRÁ RECEBER SUAS CASAS?CHEGA DE ENROLAÇÃO QUEREMOS NOSSAS MORADIAS ANTES DO NATAL SE DEUS QUISER E VOCÊS AJUDAREM.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *