Usiminas teve incidente em alto forno com explosão e muito fogo
Nosso diretor, Raul Christiano, retornava do Litoral Sul, por volta das 21h00, desta sexta-feira (18), e, nas proximidades da ponte do Mar Pequeno em São Vicente, avistou uma enorme bola de fogo na direção do Polo Industrial de Cubatão. Ligou para a Defesa Civil local (COMDEC) e foi informado que vários moradores também haviam ligado para o órgão querendo saber sobre explosão ouvida no município. Plantonista da COMDEC disse que não há qualquer problema no Polo e que estava em sintonia com o Corpo de Bombeiros. Consultamos o Corpo de Bombeiros e soubemos que o incidente aconteceu na área da Usiminas, sem registro de danos ou vítimas.
De acordo com o internauta Lucas Lima, na página do Jornal “Povo de Cubatão” no Facebook, o ocorrido foi o seguinte: “foram abertas as válvulas BLEEDERS para aliviar ”Pressão” existente dentro do ALTO FORNO, e graças a essas válvulas eu estou aqui digitando para vocês, porque se não fossem essas válvulas o problema seria muito maior, pois elas são válvulas de segurança e servem para controlar e aliviar pressão existente no equipamento”.
Ainda não há posicionamento oficial da Usiminas e dos órgãos responsáveis pela segurança da comunidade de Cubatão (COMDEC e Corpo de Bombeiros).
Leiam comentários de internautas na página do jornal no Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100002551031482
Estive na portaria da Usiminas às 21h50, uns 20 minutos depois do início desse barulho, e conversei com o superintendente de segurança da empresa, Rinaldo Luz, que declarou ser um procedimento de abertura de válvulas de segurança Blinder, para reduzir a pressão interna no alto-forno 2. Confirmei com o Corpo de Bombeiros de Cubatão, que chegou a deslocar viaturas e recebeu diversos telefonemas de moradores. A situação parecia calma, sem nervosismo, na portaria principal da empresa. Apesar disso, continuei monitorando o assunto junto com o fotógrafo Carlos Felipe, e recebi instantes atrás informações de que de fato houve feridos, mas sem gravidade, e que a situação estava controlada com a redução da pressão no alto-forno. Neste momento, 01h24 de 19/5, há viaturas de bombeiros rumando para o local, para dar apoio às brigadas internas.
apesar de ter muito treinamento,,,a usiminas investe pesador em segurança…mas esqueçe que estes fornos estao fazendo milagre..pricipalmente o de ipatinga,,
a coisa e feia,,