Vereador Ademário (PSDB) vence no TRE-SP por 7 a 0
O vereador Ademário da Silva Oliveira (PSDB), que foi o mais votado da história da Câmara Municipal de Cubatão, com 2.721 votos pela Coligação PSDB/DEM, nas eleições do ano passado, acaba de conquistar uma nova vitória: 7 votos a 0, no Tribunal Regional Eleitoral – TRE-SP. Essa decisão foi conhecida no dia 7 de novembro, em São Paulo, fazendo justiça contra a decisão da Justiça Eleitoral em Cubatão, que havia acolhido ação movida pela coligação partidária “Pra Cubatão Continuar Mudando”, que ajudou a reeleger a prefeita Márcia Rosa (PT).
Pesou contra Ademário, logo após a proclamação de sua eleição, acusações de que ele havia participado de uma reunião com pessoas beneficiadas por programas habitacionais da CDHU em Cubatão, em um “comitê camuflado” na casa de amigo que trabalhava em consórcio de empresas que trabalham na construção de casas e apartamentos populares pelo Governo do Estado no município. Segundo o juiz-relator do processo no TRE-SP, Costa Wagner, as provas apresentadas pela coligação do PT não eram claras e as testemunhas arroladas pelos seus advogados foram contraditórias em seus depoimentos, além de pairarem sobre as mesmas o conflito de não terem participado do evento, de que as informações que possuíam eram “de ouvir dizer”, além de se caracterizarem como ex-funcionárias que moviam ações trabalhistas contra o consórcio da CDHU.
Costa Wagner considerou a ação “improcedente” e o seu relatório final foi aprovado por unanimidade de votos, absolvendo o vereador Ademário da Silva Oliveira de qualquer irregularidade em sua campanha vitoriosa e histórica na vida política de Cubatão. Colegas vereadores, lideranças políticas e comunitárias cubatenses comemoraram a decisão do TRE-SP e reconheceram que o vereador Ademário Oliveira é um vencedor, “um bicampeão”, segundo o deputado e secretário de Estado do Meio Ambiente, Bruno Covas.
A absolvição se deu por falta de provas materiais, mas ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral.
Elogio dos Vereadores
Para o vereador Cesar da Silva Nascimento (PDT), a decisão do Tribunal Regional Eleitoral foi “a mais acertada possível”. Na opinião do pedetista, o Legislativo cubatense ganha com o mandato de Ademário. “É uma pessoa atuante, que conhece a problemática da cidade e sabe ajudar a gerir tudo isso”, disse. Para Cesar, a vitória também é do povo cubatense, que elegeu Ademário para ocupar uma das 11 cadeiras da Câmara.
Severino Tarcício da Silva (PDT), o Dóda, afirmou estar muito feliz com a decisão do TRE. “Nunca tive dúvida da vitória do Ademário, por sua honestidade e lisura”, ressaltou. O vereador Ivan da Silva (PDT), afirmou que “a justiça foi feita. Acredito que o processo tenha sido uma falta de respeito com o parlamentar e com a população, que o elegeu com expressiva votação.
Ivan lembrou ainda que a história de Ademário na política não é nova. “Começamos juntos há 12 anos. Como o Ademário, passei por várias coisas e tive propostas. Uma armação poderia ter acabado com este sonho”, argumentou o vereador.
O vereador Ricardo de Oliveira (PMDB), o Ricardo Queixão, também se declarou aliviado com a vitória do amigo Ademário. “Foi uma decisão maravilhosa. Estamos aqui com uma renovação e somos amigos uns dos outros. Peço que Deus abençoe ainda mais o meu amigo Ademário”.
Fábio Moura (PROS) afirmou que o jogo da política é difícil e pesado, e que muitos interesses estão envolvidos. “Apenas quem foi candidato e vivenciou isso sabe como é complicado”. Para ele, a Justiça Eleitoral pode ser invocada a qualquer instante, mas quem acusa tem de ter provas concretas, o que não aconteceu no caso de Ademário. “Sua defesa demonstrou a improcedência da acusação. A decisão foi honrosa para o vereador, por ter sido por unanimidade”, declarou Moura.
“Sempre acreditei na absolvição do vereador Ademário, trabalhou por mais de 12 anos para conseguir chegar até onde chegou, não poderia sair do cenário político dessa forma. O respeito ao Pai de família tem que estar acima de qualquer partido político ou posicionamento político desse ou daquele”, escreveu nas redes sociais o também colega vereador Fábio Roxinho (PMDB).
Para o vereador Dinho Heliodoro (SDD – Partido Solidariedade), “decisão judicial não se discute… se cumpre! Sucesso em seu mandato, vereador Ademário!”.
Gostei do caráter social que este jornal vem realizando, em prol do povo cubatense. Parabenizo a Diretoria e a Redaçao por isto. Porém, este jornal tem criticado ostensivamente o governo municipal e omitindo os problemas do Governo do Estado, funcionando como um panfleto tucano. Uma dose de imparcialidade é sempre bom e o povo agradece. Se voces fizerem as mudanças necessárias, prometo que escrevo novamente aqui neste espaço para dizer que voces mudaram.
Abraços e Feliz Ano Novo!
Parabéns Ademário! Excelente notícia Jornal do Povo! 🙂