Cubatão retoma luta para se tornar Estância Turística

Caminho do mar para o município que é símbolo da recuperação ambiental no mundo.
Caminho do mar para o município que é símbolo da recuperação ambiental no mundo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A retomada das discussões sobre Cubatão se tornar uma Estância Turística e conseguir novas fontes de investimentos foi tratada na Associação Comercial de Itanhaém (ACAI), palco do Seminário de Hospitalidade da Baixada Santista 2016.

O projeto do SEHLIPA foi criado e lançado no ano de 2011. A primeira edição do evento foi realizada no município do Guarujá (2012), o segundo Seminário aconteceu em Praia Grande (2013), a terceira edição do evento foi em São Paulo, em abril de 2014, e a quarta aconteceu em Santos (2015).

Nessa oportunidade, o vereador Ademário Oliveira (PSDB) foi o representante da cidade de Cubatão no evento metropolitano e ressaltou o potencial turístico de Cubatão: “Natureza exuberante, potencial para ecoturismo e turismo de aventura; Presença do Parque Estadual da Serra do Mar (núcleo Itutinga-Pilões), com a maior porção da Mata Atlântica do Estado de São Paulo; Acervos histórico, artístico e cultural; Parques municipais; Facilidade de acesso; Presença de uma ONG com fins específicos de desenvolvimento do turismo sustentável; Presença de diversas instituições de educação e pesquisa em turismo na região da Baixada Santista; A existência do turismo náutico e de pesca esportiva na Ilha de Caraguatá”.

O público-alvo do seminário foi composto por profissionais, empresários e autoridades públicas atuantes no setor de viagens e turismo. O objetivo do SEHLIPA é criar espaço para relacionamento corporativo e geração oportunidades de negócios.

Nova tentativa da Prefeitura

A sete meses da prefeita Marcia Rosa (PT) concluir o seu segundo mandato a frente da Prefeitura de Cubatão, uma nova tentativa para tornar Cubatão oficialmente uma estância turística foi realizada pela secretária municipal de Turismo, Elaine Gama Rocha, que entregou, na Assembleia Legislativa do Estado, o inventário de ofertas turísticas da cidade.

O documento atende a uma das três exigências básicas da Lei Complementar Estadual 32/12 para que uma cidade habilite-se como Município de Interesse Turístico (MIT), passo decisivo para que seja incluída entre as estâncias turísticas estaduais e tenha direito às verbas do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE).

As outras exigências são ter Conselho Municipal de Turismo atuante (já atendida por Cubatão) e possuir Plano Diretor de Turismo. O inventário foi entregue ao deputado estadual Paulo Corrêa Júnior (PEN), atendendo à exigência de que tais documentos devam ser encaminhados por meio de um parlamentar estadual.

Na ocasião, Elaine, que estava acompanhada do ex-secretário municipal de Turismo Tico Barbosa, oficializou, também, uma solicitação para que seja ampliado para três anos o prazo para entrega do Plano Diretor do setor. Atualmente, este prazo é de 12 meses após a aprovação do Projeto de Lei Revisional das Estâncias, a qual deve ocorrer este ano.

Ao comentar as recentes movimentações da Prefeitura, o vereador Ademário Oliveira disse que Marcia Rosa devia ter priorizado essa e todas as outras iniciativas que pudessem ajudar a recuperar a situação financeira de Cubatão: “Antes tarde do que nunca, mas não há como recuperar o tempo perdido com tanto desgoverno”.

imprensa

O "Povo de Cubatão" é um veículo de comunicação independente, focado na defesa dos interesses da população cubatense.

2 thoughts on “Cubatão retoma luta para se tornar Estância Turística

  • 07/05/2016 em 9:37
    Permalink

    QUANDO HAVIA O PASSEIO DE JARDINEIRA TODOS OS FINS DE SEMANA, ERA MUITO PRAZEROSO, NAO SEI PORQUE MOTIVO FOI CANCELADO ESTE PASSEIO QUE ERA MUITO LEGAL. GOSTARIA MUITO QUE VOLTASSE ESSE PASSEIO COMO ATRAÇAO TURISTICA, OUTRO MOTIVO E VOLTANDO AO PASSADO RELEEMBRANDO AS ANTIGAS JARDINEIRAS.

    Resposta
  • 07/05/2016 em 9:39
    Permalink

    BOM DIA, MORO EM SAO BERNARDO DO CAMPO E FIZ VARIOS PASSEIOS DE JARDINEIRA, GOSTARIA DE SABER SE ESTE PASSEIO VAI VOLTAR A FUNCIONAR.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *