Avenida Bandeirantes vai ser recuperada pelo Estado
Ela que já foi a principal via de acesso a Santos, e vice-versa, a Avenida Bandeirantes, receberá a atenção do DER – Departamento de Estadas de Rodagem do Governo do Estado, defendida pelo governador Geraldo Alckmin, para melhorar as suas condições atuais – estreita, insegura, mal iluminada, com buracos e remendos. O trecho de 6,3 quilômetros, que liga Cubatão e Santos, entre os kms 56,8 e 63,1, deve entrar em obras no mês de janeiro do ano que vem. O DER conseguiu financiamento do Banco do Brasil, prevendo investimentos de R$ 32,5 milhões no local.
Por não integrar o lote de concessões à iniciativa privada, na década de 1990, o trecho ainda é de responsabilidade do Governo Estadual, sob a gestão do DER. Utilizada como rota para escapar do excesso de caminhões na Via Anchieta, a Avenida Bandeirantes necessita de melhorias há vários anos.
De acordo com os seus usuários, as crateras existentes ao longo da pista, algumas com largura superior a meia pista, não são os únicos obstáculos no trajeto alternativo. A maior parte do pavimento tem remendos e desníveis nas faixas, elevando o risco de acidentes.
Costuma-se dizer que só usa bem essa avenida quem conhece esse caminho, porque são comuns relatos de furtos e roubos a motoristas, vítimas de armadilhas colocadas nas pistas, normalmente perto da Vila dos Pescadores.