Boca do Povo

Mutirão

Está programado um mutirão entre os vereadores para aprovar nesta sexta-feira (15), durante sessão extraordinária, vários projetos de interesse do prefeito Ademário Oliveira (PSDB). O primeiro deles cria a taxa de iluminação pública e pode ter o voto contrário do vereador Toninho Vieira (na ilustração), colega tucano, que em dezembro do ano passado já votara contra.

Vereador Toninho Vieira

Sem cobradores

A exemplo de outras cidades da região e do país, a função de cobrador de ônibus em Cubatão pode estar com as horas contadas, uma vez que os vereadores vão decidir sobre o projeto de lei do Executivo, restabelecendo o sistema de bilhetagem eletrônica nos serviços de transporte coletivo de passageiros por ônibus. Se o fim dos cobradores for decretado pela Câmara, o trabalho de cobrança será realizado pelos motoristas.

Defesa Civil

O terceiro projeto criará o Fundo de Defesa Civil no Município, para garantir a previsão de recursos necessários em qualquer situação de risco, provocada pelo homem ou pela própria natureza. Essa iniciativa é muito importante e valoriza o funcionamento da COMDEC, que em épocas passadas foi considerada uma referência na Baixada Santista e no país.

Fica a dica

Espera-se que a COMDEC tenha uma atenção maior por parte do governo Ademário, apoiando os seus servidores e atualizando os equipamentos necessários para atender às ocorrências nos planos de emergência da comunidade e do Polo Industrial. Aliás, o Polo podia dar uma mãozinha nisso…

Cidade linda

Chamou a atenção dos presentes à sessão da Câmara, na última terça-feira (12), o número de requerimentos apresentados pelo vereador Ivan Hildebrando (PSB). Ele cobra a Prefeitura de melhorias na manutenção urbana de algumas vias públicas da cidade e também para a reforma na unidade de saúde do Pinhal do Miranda. Bolsão 7, Ilha Caraguatá, Vale Verde e Jardim das Indústrias também mereceram alertas de Ivan.

EJA

O vereador Rodrigo Alemão (PSDB), presidente da Câmara, reclamou do remanejamento das turmas do Programa Educação de Jovens e Adultos – EJA, da UME Padre José de Anchieta para a UME Bernardo José Maria de Lorena, que segundo ele está gerando reclamações de alunos de toda a cidade.

SEDUC

Mesmo com a justificativa do secretário interino da Educação, Pedro de Sá (PTB), de que a medida foi adotada pela SEDUC em razão da redução do número de estudantes, ainda na gestão de Raul Christiano, Alemão quer saber dos estudos técnicos que justificaram essas mudanças.

São Francisco

Em novembro os vereadores aprovaram projeto de lei de Rodrigo Alemão, para incluir no calendário oficial de Cubatão, a “Festa de São Francisco de Assis”, comemorada anualmente de 25 de setembro a 4 de outubro.

Contabilidades

O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP fez um mutirão de fiscalização nos escritórios contábeis das nove cidades da Baixada Santista, notificando 34 de 56 estabelecimentos por não estarem registradas no CRC de sua jurisdição. Em Cubatão, dos 3 fiscalizados, os 3 foram notificados.

Faculdade de Medicina

Começa a se concretizar a instalação da Faculdade de Medicina da Universidade São Judas Tadeu, em Cubatão. Os vereadores aprovaram por unanimidade a cessão da área nos fundos do Hospital Municipal, de frente para a Avenida Martins Fontes, onde as instalações físicas serão construídas, devendo destinar os dois primeiros andares, com entradas diferentes da faculdade, para o funcionamento da nova policlínica a ser mantida pela Prefeitura.

Privada

O curso de Medicina, autorizado pelo Ministério da Educação – MEC, durante o governo Dilma Rousseff (PT), não é público e gratuito. Ele faz parte do programa Mais Médicos e cobrará mensalidades de seus estudantes. Nos termos de permissão se prevê bolsas de estudos, entre as 50 vagas do curso, que deve se iniciar em 2018. Hoje em dia uma mensalidade em curso de medicina chega a R$ 10 mil.

Tratamento médico

O CENIN – Centro Integrado de Assistência à Pessoas com Câncer está necessitando de doações dos itens abaixo para auxiliar no atendimento aos pacientes que estão em tratamento contra o câncer. Necessidades mensais: alimentos não perecíveis (que compõem a cesta básica); leite em pó; fralda Infantil GG e XG; e fralda Geriátrica M, G e GG. Quem puder ajudar poderá entregar as doações na própria Instituição que fica na Avenida Senador Feijó, 632, na Vila Mathias, em Santos, das 8 às 17h00, de segunda a sexta-feiras ou entrar em contato com Rubia pelo telefone (13) 3345 7009.

Juventude

Os 14 representantes da sociedade civil que devem compor o Conselho Municipal de Juventude – CMJ, no biênio 2018-2020, serão eleitos no dia 17 de janeiro de 2018. A votação ocorrerá das 13 às 17 horas, no Bloco Cultural. A informação foi divulgada pelo secretário de Assistência Social, Sebastião Ribeiro do Nascimento, o “Zumbi”.

Inscrições para CMJ

O credenciamento dos candidatos da sociedade civil será feito de 8 a 12 de janeiro de 2018, das 10 às 16 horas, no Departamento de Políticas Públicas para Juventude, na Avenida Nove de Abril, 2.275, casa 1, no parque Novo Anilinas.

Mande as suas colaborações, no e-mail: povoeditor@gmail.com


1 comentário em “Boca do Povo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *