Estudante de Cubatão é selecionado para o MIT

Guilherme David, em foto de Fernanda Luz, reproduzida do jornal “A Tribuna de Santos”

Guilherme David Santos Silva, morador da Vila Nova, estudante do 4.º ano do curso de Informática integrado ao Ensino Médio, no Instituto Federal de Cubatão, foi admitido no programa de verão “LaunchX” do Instituto de Tecnologia de Massachusetts – MIT, nos Estados Unidos, que em alguns rankings aparece como a melhor universidade do mundo. Essa importantíssima conquista em sua vida acontece a dois meses de completar 19 anos de idade (8 de julho).

Ele passará quase um mês em atividades ligadas a empreendedorismo, juntamente com outros 60 jovens de vários países. Guilherme tem uma ideia do que pretende desenvolver no MIT: “A ideia é fundar um negócio, colocando em prática os conhecimentos que vamos adquirir. O bom é que isso pode gerar frutos, porque o objetivo é ter um impacto real, colocar conhecimento em prática para solucionar problemas reais”, explica o cubatense.

Mente e Mãos – Uma das principais características do MIT é a sua capacidade de reunir mentes brilhantes e concentrados estudos de ponta em tecnologia e empreendedorismo. O lema do Instituto é “Mens et Manus”, que do latim para o português se lê “Mente e Mãos”. E o preparo de Guilherme David não veio de uma hora para outra: “Eu sempre fui muito curioso e enchia minha mãe de ‘por quês?’. E, com o passar do tempo, a internet me ajudou muito nisso (em encontrar as respostas para suas perguntas)”.

Guilherme David vai passar o seu aniversário e todo o mês de julho deste ano nos Estados Unidos, realizando essa conquista. Em seu perfil no Facebook, cujo link foi enviado para a reportagem do “Povo de Cubatão” pelo seu orgulhoso amigo Vitinho, o estudante relata que de início, contou apenas para poucas pessoas, pois não havia certeza se receberia ajuda financeira. Mas no último dia 21 de abril, foi notificado que o programa arcaria com 98% das despesas.

Gratidão – “Meus pais vieram de famílias pobres e conseguiram nos dar uma vida digna. Agora, vou conhecer pessoas envolvidas em projetos interessantes e isso vai me ajudar mais ainda”, comenta, completando: “Eu não consigo colocar em palavras o quanto essa conquista representa a mim. Isso jamais seria possível sem as pessoas que estiveram ao meu lado. Não tenho capacidade de citar todas aqui sem deixar alguém de fora. No entanto, eu gostaria de fazer três agradecimentos muito especiais. Em primeiro, aos meus pais, por serem as minhas maiores referências de trabalho duro e perseverança. Em segundo, à minha companheira, Laryssa Dantas, por me apoiar e me dar forças em todos os momentos possíveis”.

Guilherme não esconde a sua gratidão também à toda a comunidade do Instituto Federal de São Paulo, Campus Cubatão, onde, segundo as suas próprias palavras, conheceu “as mentes mais brilhantes e os servidores mais comprometidos com o avanço de nossa educação. O apoio e confiança que cada um teve com os meus projetos e participações foi muito decisivo para que isso acontecesse”.

Escolhido – O programa de verão “LaunchX” reúne jovens de quase toda parte do mundo que se destacaram no ensino médio para estudarem empreendedorismo por cerca de um mês. É um dos “summers programs” (programas de verão) mais seletivos de todos: menos que 17% dos aplicantes são selecionados. “Tive a honra de ser um dos dois brasileiros a ser aceito no MIT”, comemora o estudante de Cubatão.

Representando o Instituto Federal de Cubatão, na última fase da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas, com Mayumi Liz, Andreyna Melo, Vitor Alves e Nicholas Gushiken.


2 comentários em “Estudante de Cubatão é selecionado para o MIT

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *