Folia começa neste domingo (8 de fevereiro)

Bloco Tô Virado abre carnaval cubatense

Bloco Tô Virado abre carnaval cubatense

Secretaria de Cultura cubatense organizou programação que se inicia neste domingo (8), até domingo que vem, dia 15 de fevereiro; moradores de vários núcleos da cidade vão poder participar da folia

Moradores de Cubatão terão a oportunidade, este ano, de voltar aos carnavais de antigamente com o Desfile de Blocos em vários núcleos residenciais da cidade. A programação tem início neste domingo (8) e se estenderá até domingo que vem, com a festança pelos núcleos cubatenses começando às 13 horas, com o Bloco Carnavalesco “Tô Virado”, que levará alegria para as ruas do Jardim Casqueiro, com concentração na Praça da Independência.

Ainda neste domingo, às 15h, o “Sem Kerer” agita a Vila Nova. O ponto de encontro é na rua XV de Novembro, esquina com a Avenida Nações Unidas. O Sem Kerer existe de 2002 e promete levar pelo menos 200 integrantes para este desfile.

Na quinta-feira (11), a folia vai ser com o “Bloco Zanzaqui”. Com concentração às 19h, na Avenida Brasil, 763. O desfile segue até a Avenida Beira Mar. A proposta é fazer a folia com marchinhas carnavalescas. A inspiração para o nome, Zanzaqui, veio do mais ilustre escritor cubatense, Afonso Schmidt, e sua obra de ficção, “Zanzalá”, uma novela que retrata uma cidade ideal do futuro, Cubatão, que – mesmo dominada pela ciência e pela técnica – não se deixa absorver pelas máquinas devido à arte. O nome é uma brincadeira: ao invés de Zanza-lá é Zanza-aqui.

As camisetas do bloco custam R$20,00 e podem ser adquiridas em dois pontos de venda: Bar Veraneio (Jardim Casqueiro) e Café Sunshine (Rua Embaixador Pedro de Toledo, 483, Centro).

No domingo que vem, dia 15, a festa será na Vila dos Pescadores. Às 13h, o “Cidade de Madeira” espalha alegria pelas ruas do núcleo, seguindo até à noite. E das 14h às 17h30, é a vez do bloco carnavalesco o “Siri na Lata” que percorre as ruas da Vila com seus integrantes.

Desfile Oficial

Esse é apenas o “esquenta” para o Desfile Oficial das Escolas que acontece sábado (14), a partir das 20h00, na Av. Beira Mar, no Jardim Casqueiro, na Passarela do Samba Mestre Lú. E após a apresentação da Unidos do Morro, Independência e Nações Unidas, haverá apuração do Desfile Oficial na segunda-feira de Carnaval, dia 16, no Centro Esportivo Romerão (Rua Embaixador Pedro de Toledo, 368), às 18h.

Matinê

Para o secretário de Cultura, Welington Borges, “os velhos tempos do Carnaval estão de volta a Cubatão”: há alguns anos, a cidade promove as tradicionais matinês carnavalescas. É a oportunidade da criançada aproveitar a festa de Momo. Será de domingo (15) a terça-feira (17), das 15h às 22h, no Novo Anilinas (Av. Nove de Abril, s/nº). Vai ter apresentação das Bandas Metrópolis, Apocalypse e Turma da Folia. Meninos e meninas também poderão participar do Concurso de Fantasias, uma maneira de incentivar os pequenos a se arrumarem especialmente para o Carnaval, mantendo viva a tradição.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *