Novo viaduto na Anchieta, em Cubatão, deve ser entregue ainda neste mês

Obras de acesso ao Jardim Casqueiro estão quase prontas
Obras de acesso ao Jardim Casqueiro estão quase prontas

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) entrega, até o fim do mês, as obras do novo Viaduto Rubens Paiva sobre a Via Anchieta, no Jardim Casqueiro, em Cubatão. A data oficial de inauguração será acertada na próxima semana.

Mas, ainda em fase de conclusão, o funcionamento do sistema já preocupa. Motoristas temem acidentes, principalmente em razão da instalação da alça central que descarregará o tráfego pesado de caminhões na pista Norte da Via Anchieta.

A rampa de desaceleração que parte do centro do viaduto vai cair 100 metros adiante da Anchieta Norte, ocupando o trecho que deveria servir de acostamento e causando conflito de tráfego em forma de X.

Ela cruzará, obrigatoriamente, com veículos procedentes da Via Anchieta, tanto em direção à rampa de acesso da interligação Anchieta-Imigrantes em Cubatão quanto com o acesso à direta da pista no sentido da Avenida Tancredo Neves e de retorno ao viaduto atual.

O resultado dessa engenharia de tráfego, na visão de motoristas que circulam diariamente pelo local, é um convite a acidentes.

Chuvas 

A construção do novo viaduto sobre a Anchieta, que começou em 2013 e teve três paralisações, passa atualmente pelos últimos retoques de acabamento: a pavimentação dos ramos de acesso da alça central do viaduto, em direção à pista Norte da Rodovia Anchieta, e a pintura das faixas nos acesso da marginal direita da rodovia e da descida na Avenida Bandeirantes em direção à Avenida Tancredo Neves, sentido Centro de Cubatão.

Nesta semana, serão retiradas as armações de sustentação do cimbramento (suporte provisório) do viaduto e concluída a colocação dos guarda corpos. O Estado investiu R$ 48,6 milhões na obra.

Fim da mão dupla

Prometida para janeiro deste ano, a construção do viaduto – que é paralelo a outro, construído pela Prefeitura na década de 1970 – sofreu atrasos. Decorreram, segundo o DER, das fortes chuvas que atingiram a região no primeiro trimestre do ano, dificultando a execução de parte dos serviços.

Com a abertura da nova passagem, o atual viaduto deixará de ter mão dupla e será usado somente no sentido Centro de Cubatão–Jardim Casqueiro. O novo viaduto operará em sentido inverso, conduzindo o tráfego procedente de Santos, São Vicente, São Paulo e Jardim Casqueiro em direção à Avenida Tancredo Neves–Centro de Cubatão.

A ligação atenderá, também, ao tráfego pesado de caminhões procedentes tanto da região do São Manoel, em Santos, quanto de São Paulo e São Vicente, para retorno em direção à pista sentido Norte da Via Anchieta, utilizando a alça central.

imprensa

O "Povo de Cubatão" é um veículo de comunicação independente, focado na defesa dos interesses da população cubatense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *